top of page

Resumão de setembro

Antes de mais nada, um grande parênteses. Quando criei este espaço, este site, eu não sabia muito bem o que fazer com ele, a única coisa que eu tinha certeza era de que precisava centralizar tudo que faço em um lugar só para que as pessoas entendam, mais ou menos, como eu crio e possam encontrar tudo facilmente.


Quando se fala de criação de conteúdo, a maior parte das dicas que encontro por aí fala sobre encontrar seu nicho, especializar-se em um tipo de conteúdo para construir uma comunidade. Infelizmente, eu não sou o tipo de pessoa que consegue se interessar por apenas um tipo de arte, ou criar um só tipo de conteúdo. Eu me entedio facilmente e só de pensar em criar todo dia a mesma coisa, já perco a vontade de começar.

Pode ser culpa do TDAH, mas eu acredito fortemente que o ser humano ganha muito mais tendo interesses diversos, ou é isso que quero acreditar já que entre meus interesses estão escrita, ilustração, música, bem-estar, dança, fitness, literatura, corrida.


Quebrei a cabeça procurando uma forma de integrar a literatura e a ilustração nas minhas criações porque não consigo escolher entre uma e outra, e uma das minhas maiores frustrações em redes sociais (estou falando de você Instagram), é não conseguir encontrar as minhas pessoas, aquelas que também são uma mistura de muitas coisas e não querem ver só um tipo de assunto na timeline. Por isso criei esse espaço, para que eu possa me sentir livre para me expressar sem me preocupar com algoritmos, likes e palavras proibidas. Se vai funcionar, veremos.


Mas antes desse site existir, existiu a newsletter no Substack, que não atualizo com frequência, mas ela existe. Também tenho dois perfis no instagram, um dedicado à literatura e outro aos desenhos, ambos negligenciados pois o instagram é terra de ninguém, na minha opinião, e eu me recuso a gastar meu tempo criando algo que nem vai ser mostrado para as pessoas que me seguem. Além disso, tenho um canal no YouTube, onde posto os bastidores da minha vida como artista amadora, em todos os fronts, e meu dia-a-dia morando na França.


Em resumo, sou uma escritora, ilustradora e criadora de conteúdo. Como diz a expressão, a one woman show. Obviamente tem sido um desafio equilibrar tudo isso e não posso dizer que tenho conseguido, mas continuo tentando e acredito de verdade que ter um só espaço onde eu possa compilar tudo vai me ajudar nisso. O que me leva ao objetivo deste texto.

Essa newsletter é exatamente isso: um meio de atualizar você, que está lendo este texto, sobre meus projetos criativos e onde encontrá-los.

No final de cada mês você vai encontrar aqui um resumo das minhas criações e dos meus interesses. Este também é um espaço aberto a tudo e a todos, e onde posso mostrar por exemplo, livros que recomendo, músicas que tenho escutado, pequenos recortes da vida que acho que vale a pena compartilhar com quem recebe a newsletter, assim podemos trocar ideias e opiniões. Quem sabe assim eu finalmente acho meu grupinho. E sim, se você é assinante da newsletter no Substack e está recebendo isso, não se preocupe, você vai continuar recebendo as newsletters, só que agora elas virão daqui. A não ser que não queira mais receber, o que eu entendo, mas espero que não seja o caso. Além disso, como na antiga newsletter, aqui também vai ser onde posto minhas histórias e textos, isso não vai mudar.

Para simplificar, todos os meus projetos criativos agora tem uma casa só.

Só de dizer isso já me sinto animada! Que grande peso que sai das minhas costas, e da minha cabeça, de saber que não preciso ficar rastreando aqui e ali e tentando botar ordem em tudo ao mesmo tempo, tudo que tenho que fazer é vir aqui.


Dito isso, vamos ao que interessa, o resumão de setembro.


O primeiro projeto do mês foi justamente organizar este site, o que tenho feito aos poucos. Para começar, importei, exportei, configurei, e organizei essa casinha. Em seguida, comecei uma empreitada que estava na minha cabeça há mais de um ano: ilustrar meus textos.


Ilustração para o texto Passe um tempo comigo e veja como é ter TDAH

Aos poucos estou transferindo para cá os textos que publiquei no Substack e já aproveito para criar uma ilustração que vem junto com ele. Daqui para frente quero que todos os textos sejam ilustrados, o que vai me dar a oportunidade de praticar e englobar duas coisas que amo fazer: desenhar e escrever.


Ilustração para o texto Gatilhos de uma sexta à noite

Como setembro é o mês de aniversário do Namjoon e do Jungkook, do BTS, também criei dois desenhos singelos para comemorar, como todo ano. Eis os resultados, que postei no instagram.


O aniversário do Jungkook é no dia 1o de setembro

e o do Namjoon é no dia 12 de setembro

No YouTube, postei um vlog em que mostro um pouco do meu final de semana vivendo em Paris, sendo babá de gatos, visitando um brechó e resolvendo pepinos.



Em outros vídeos, mostro um pouco da vida de artista, me desafio a completar um sketchbook e mostro meus desenhos nele.




Uma pequena observação: crio meus vídeos em inglês porque acho que tem uma audiência maior, mas estou aberta a fazer vídeos em português também, caso vocês se interessarem.


Você sabia que tenho uma lojinha, ou melhor, duas, onde você pode comprar produtos com ilustrações minhas? Por enquanto é meu único projeto que não vai acontecer diretamente aqui, mas elas estão linkadas aqui no site. Uma é a Redbubble e a outra é a Inprnt. Em setembro eu atualizei uma das ilustrações que estão disponíveis na Redbubble porque a qualidade da imagem não estava me agradando, então aproveitei para refazer. E olha que gracinha que ficou.


Basicamente é isso. Falando assim parece que não é nada, mas eu garanto que investi muitas horas em cada um desses projetos.

Para balancear um pouco o trabalho com a diversão, andei lendo bastante. Eu andava com dificuldade para começar livros novos e passei boa parte do ano relendo histórias que já conhecia ou relembrando ideias de livros que usei para refletir sobre processo criativo e aperfeiçoamento. Mas finalmente consegui me concentrar em um livro, não qualquer um, mas um clássico: Beloved, da Tony Morrison. Além de ter sido uma história muito tocante, fiquei especialmente feliz por ter lido a versão em francês. Apesar de entender muito bem o francês escrito, tenho certa preguiça de ler em francês, já que me sinto mais confortável com a leitura em português ou inglês. Duas vitórias aí, então.


Setembro também foi o mês de lançamento do tão aguardado novo livro da Sally Rooney, Intermezzo. E eu estava tão ansiosa para ler que comprei no mesmo dia em que saiu, a versão em inglês nesse caso. Mas falo mais dele no resumo de setembro, porque ainda não acabei de ler. O que posso dizer é que ando com ele para cima e para baixo, com medo de perder uma oportunidade de ler uma página ou duas em qualquer minutinho que eu tiver sobrando.




Andei também obcecada pelo álbum novo do Le Sserafim, passo o dia inteiro cantando dadada pra lá e para cá. O conceito é tão vivo e divertido, além disso, eu gosto muito da ideia de se deixar ser louca por algo, no sentido de se libertar do que os outros esperam de você em favor de respeitar aquilo que nos faz feliz. Além de Crazy e Pierrot, que fazem parte do álbum, outras músicas que não saem das minhas playlists são Neva Play, a colaboração da Megan Thee Stallion com o RM (o Namjoon, para os íntimos) e a música nova do Jungle, Let's Go Back.




Agora vocês está em dia como o que ando fazendo. Espero que tenha gostado desse formato, que foi inspirado no que a Sha'an do Furry Little Peach fez também no site dela. Se você leu até aqui, obrigada pelo interesse no meu trabalho. Vou adorar ler seu comentário e saber o que você anda criando. A gente se vê por aqui mesmo, em breve. :)

 
 
 

Comentários


bottom of page